De "Rio" a "Orfeu Negro": o carnaval no cinema

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Filme sobre Joãosinho Trinta estreia nesta quinta-feira (13); veja outros longas que usam a festa como pano de fundo

Os bastidores do carnaval carioca são retratados em "Trinta", filme que estreia nesta quinta-feira (13) e conta a história do carnavalesco Joãosinho Trinta.

Vídeo: Veja uma cena do filme "Trinta", com Matheus Nachtergaele

Maior festa popular brasileira, o carnaval foi retratado em filmes nacionais e internacionais de diferentes gêneros: animações como "Rio", dramas como "A Lira do Delírio", comédias musicais como "Carnaval Atlântida" e até ação e aventura, já que James Bond passou pelo Rio de Janeiro em "007 Contra o Foguete da Morte":

Veja como o carnaval foi representado no cinema:

'Trinta' (2014) mostra o carnavalesco Joãosinho Trinta preparando seu primeiro desfile no Salgueiro, em 74, com o qual foi campeão. Foto: DivulgaçãoEm 'Rio' (2011), uma arara-azul voa dos EUA para o Rio e vive uma série de aventuras na cidade, conhecendo também o carnaval carioca. Foto: DivulgaçãoAmaury Jr. e Wagner Moura gravaram cenas do filme 'VIPs' (2011) no carnaval do Recife. Foto: DivulgaçãoA trama de 'Ó Pai, Ó' (2007), estrelado por Lázaro Ramos, se passa no último dia do carnaval de Salvador. Foto: DivulgaçãoUma das personagens de 'Mulheres do Brasil' (2006) é uma porta-bandeira que busca conquistar o prêmio máximo no carnaval do Rio. Foto: DivulgaçãoEm 'Ódiquê?' (2004), três amigos cariocas tentam conseguir dinheiro para passar o carnaval na Bahia, mas se envolvem em uma série de crimes. Foto: DivulgaçãoToni Garrido e Patrícia França estrelam 'Orfeu' (1999), filme baseado em peça de Vinicius de Moraes que leva a mitologia grega para o carnaval carioca. Foto: DivulgaçãoMickey Rourke e Carré Otis vão a bailes de carnaval nas ruas do Rio em 'Orquídea Selvagem' (1989). Foto: DivulgaçãoAté James Bond já passou pelo carnaval carioca: ele vai ao Rio em '007 Contra o Foguete da Morte' (1979). Foto: DivulgaçãoEm 'A Lira do Delírio' (1978), a alegria de um bloco carnavalesco no Rio é encerrada por um sequestro em um cabaré da Lapa. Foto: DivulgaçãoA morte de Vadinho, de 'Dona Flor e Seus Dois Maridos' (1976), acontece durante o carnaval de Salvador. Foto: DivulgaçãoDirigido por Marcel Camus, 'Orfeu Negro' (1959) ganhou o Oscar de filme estrangeiro; baseado em peça de Vinicius de Moraes, leva a mitologia grega ao carnaval carioca. Foto: DivulgaçãoParódia de Hollywood, 'Carnaval Atlântida' (1952) conta história de adaptação de 'Helena de Tróia' para o cinema que se transforma em comédia carnavalesca. Foto: DivulgaçãoCom Oscarito e Carmen Miranda, 'Alô, Alô, Carnaval' (1936) conta a história de dois autores que tentam lançar uma revista cultural. Foto: Divulgação'Favela dos Meus Amores' (1935) retrata a vida em um morro carioca e a história de uma escola de samba. Foto: Divulgação


Leia tudo sobre: trintacarnavaljoãosinho trintacinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas