Nova versão de "Cinderela" se mantém fiel à animação e impressiona pelo visual

Por Luísa Pécora , iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Lily James e Cate Blanchett lideram elenco talentoso na refilmagem em live-action do clássico filme da Disney

Versões live-action de filmes de animação viraram tendência desde que Tim Burton faturou alto com "Alice no País das Maravilhas", em 2010. Em casos mais recentes, como "Malévola" e "Caminhos da Floresta", a releitura resultou em histórias consideravelmente diferentes das originais - o que agradou alguns fãs e desagradou outros.

Vídeo: Veja Lily James e Helena Bonham Carter em uma cena de "Cinderela"

O mesmo não se pode dizer de "Cinderela", que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (26). Salvo algumas poucas alterações, a versão do diretor Kenneth Branagh não se arrisca a fazer grandes revisionismos e se mantém fiel ao espírito e à história da clássica animação lançada pela Disney em 1950. 

Imagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinderela'. Foto: Divulgação

Crianças e adultos de qualquer geração conhecem a trama de cor. Ella (Lily James) é uma jovem feliz e amiga dos animais que, após perder a mãe e o pai, é forçada pela madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), a viver como criada.

Apelidada de Cinderela pelas irmãs postiças, ela é impedida de ir ao aguardado baile no qual o príncipe (Richard Madden) escolherá sua noiva. Mas a fada-madrinha (Helena Bonham Carter) aparece com a varinha de cristal e bibbidi bobbidi boo!: a abóbora se transforma em carruagem; os animais, em criados; e o vestido rasgado em um deslumbrante longo azul que, combinado ao sapatinho de cristal, mudará sua vida.

Cate Blanchett e o figurino de Lady Tremaine em 'Cinderela'
Divulgação
Cate Blanchett e o figurino de Lady Tremaine em 'Cinderela'

Depois de tantas releituras, o jeitão de conto de fadas das antigas acaba sendo um dos apelos de "Cinderela". A história amplamente conhecida, e já muito explorada por Hollywood, ganha novo interesse em parte graças ao talento do elenco, que também inclui atores como Stellan Skarsgard, Derek Jacobi e Ben Chaplin.

Os destaques, porém, são as mulheres. Bonham Carter tem aparição breve e marcante, enquanto o carisma de James faz com que o público tenha simpatia imediata por sua Cinderela.

Mas quem rouba a cena é Blanchett, criando uma Lady Tremaine tão ou mais fria e manipuladora do que a da animação. A atriz também é a principal beneficiária do impecável trabalho da figurinista Sandy Powell, marcado por muita cor e vestidos fabulosos. A entrada de Lady Tremaine em cena é um dos momentos altos do longa: primeiro os sapatos, o gato, o chapéu; só depois, o rosto impassível.

Aos belos figurinos une-se o primoroso trabalho de direção de arte de Dante Ferretti, que chega ao auge na cena do baile, com trechos coreografados e foco no movimento do vestido de Cinderela. Se não acrescentou muito à história, Branagh garantiu o deslumbre pelo visual.

Veja o trailer de "Cinderela":


Veja entrevistas com os atores principais:


Siga as redes sociais do ON:

Curta a página do ON no Facebook

Acompanhe o ON no Google+

Siga o ON no Twitter

Leia tudo sobre: cinderelacinemalily jamescate blanchettkenneth branagh

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas