Engavetado há 28 anos, "Harry Potter brasileiro" sai do papel

Por iG São Paulo - Rafael Belem | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

"Malasartes e o Duelo Com a Morte" foi um projeto de série no fim dos anos 80, mas foi abandonado por falta de recursos tecnológicos. Agora chegará aos cinemas com Jesuíta Barbosa, Ísis Valverde e Leandro Hassum. Estreia prevista é 2016

Está em fase de produção o longa “Malasartes e o Duelo Com a Morte”, escrito e dirigido por Paulo Morelli (“Cidade dos Homens”). Com o roteiro em mãos desde o fim dos anos 1980, a história fez parte de um projeto de série para a TV sobre figuras do folclore nacional, mas acabou engavetada por não existir a tecnologia necessária na época.

Leia mais: Supercombo e o sucesso em "SuperStar": “TV não quer dizer nada”
"É a minha esperança", diz Charlie Cox sobre Demolidor se unir aos Vingadores

Jesuíta Barbosa protagoniza comédia folclórica
Divulgação
Jesuíta Barbosa protagoniza comédia folclórica "Malasartes e o Duelo Com a Morte"

Com o avanço dos efeitos especiais, 28 anos depois, o filme está sendo rodado no interior de São Paulo com Jesuíta Barbosa no papel-título, e ainda Júlio Andrade, Leandro Hassum, Ísis Valverde e Vera Holtz no elenco.

“Hoje talvez o personagem seja menos conhecido, mas ainda está sendo ensinado nas escolas. Ele faz parte da cultura brasileira. Pedro Malasartes é um João Grilo, um Jeca Tatu”, explicou Morelli durante visita ao set da qual o iG participou.

Projeto do diretor Paulo Morelli estava engavetado desde o fim dos anos 80
Divulgação
Projeto do diretor Paulo Morelli estava engavetado desde o fim dos anos 80

O longa tem a história dividida em dois mundos: o caipira, vivo e ensolarado, rodado em Jaguariúna; e o fantástico, azulado e mágico, filmado em um estúdio em Cotia. O mundo fantástico será o cenário frequentado pela Morte e os efeitos especiais darão ao filme uma cara de “Harry Potter brasileiro”, segundo o próprio diretor.

Personagem clássico do folclore ibérico-americano, Malasartes é um malandro caipira que usa sua esperteza para se livrar de confusões. Já foi explorado nos cinemas brasileiros por Mazzaropi e na TV por Renato Aragão.

“Tenho feito um trabalho em cima do simples, do que é interiorano”, disse Jesuíta (“Tatuagem”, “Praia do Futuro”) sobre a composição do personagem. “Eu não sou caipira do sudeste, mas sou do interior do nordeste e acho que tem tudo a ver. Uso do meu interior para trabalhar aqui.”

Baseada em duas histórias originais do personagem, porém atualizadas, a comédia gira em torno da Morte (Andrade), que resolve ir atrás de um substituto para a sua função e vê em Malasartes o candidato perfeito. Ser responsável pelo destino da vida das pessoas, no entanto, é um cargo muito cobiçado pelo assistente da Morte, o Esculápio (Hassum), e pela Parca Cortadeira (Holtz), que farão de tudo para boicotar Pedro.

Imagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: DivulgaçãoImagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: DivulgaçãoImagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: DivulgaçãoImagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: DivulgaçãoImagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: DivulgaçãoImagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: DivulgaçãoImagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: DivulgaçãoImagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: DivulgaçãoImagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: DivulgaçãoImagens de bastidores do filme "Malasartes e o Duelo Com a Morte". Foto: Divulgação

Ainda que o diretor não tenha se prendido a uma época específica, a composição dos personagens e dos cenários, que por sinal é extremamente rica de detalhes, remete às décadas de 1920 e 1930. As filmagens estão chegando ao fim, mas o trabalho com os efeitos e a pós-produção levará mais um ano. A estreia prevista é 2016.

Leia tudo sobre: malasartesjesuíta barbosa

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas