HBO lança série em "portunhol" para conquistar mercado latino-americano

Por Caio Menezes , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Argentino Leonardo Sbaraglia e brasileiros Chico Díaz, Bianca Comparato e Juliana Didone estrelam "O Hipnotizador", que mistura texto em português e espanhol: "Hoje em dia não tem mais essa, as línguas se misturam", diz atriz

A HBO estreia neste domingo (23) "O Hipnotizador", nova aposta do canal. Com o argentino Leonardo Sbaraglia e os brasileiros Bianca Comparato, Chico Díaz e Juliana Didone, a produção é a primeira feita pelo braço brasileiro da companhia em duas línguas, português e espanhol, com um objetivo claro: conquistar o mercado latino-americano.

Leia mais - Atriz diz que perdeu o sono nas filmagens de "Exorcistas do Vaticano"
Winona Ryder e astro de "Star Wars" estão em minissérie sobre conflitos raciais

Leonardo Sbaraglia estrela
Divulgação
Leonardo Sbaraglia estrela "O Hipnotizador", primeira série bilíngue da HBO Brasil

"Hoje em dia não tem mais essa, você fala em português e espanhol aqui em São Paulo mesmo, as línguas se misturam", disse Bianca Comparato em entrevista coletiva promovida na capital paulista nessa terça-feira (18). Na série, a atriz interpreta uma funcionária do hotel onde o protagonista Natálio Arenas (Sbaraglia) mora.

De fato, as línguas se misturam nas cenas e "O Hipnotizador" acaba virando uma grande Torre de Babel. O psíquico Arenas só fala em espanhol, enquanto Anita (Comparato) fala em português e Salinero (Cesar Troncoso), chefe do hotel, fala em ambas.

A série é uma espécie de versão paranormal de "House": Arenas usa poderes de hipnose para desvendar mistérios e ajudar pacientes, um diferente a cada episódio. Mas ao contrário do seriado de Hugh Laurie, a produção da HBO tem um arco muito maior por trás, sustentado pelo antagonismo entre o argentino e o hipnotizador Darek (Chico Diaz).

A interpretação de Leonardo Sbaraglia, tão hipnotizante quando os poderes do personagem, é um dos pontos altos da série. "Quando ele [Arenas] está hipnotizando uma pessoa no palco, ao mesmo tempo ele hipnotiza todo mundo na plateia", disse o ator.

"O Hipnotizador" estreia na HBO Brasil neste domingo (23). Foto: Divulgação"O Hipnotizador" estreia na HBO Brasil neste domingo (23). Foto: Divulgação"O Hipnotizador" estreia na HBO Brasil neste domingo (23). Foto: Divulgação"O Hipnotizador" estreia na HBO Brasil neste domingo (23). Foto: Divulgação"O Hipnotizador" estreia na HBO Brasil neste domingo (23). Foto: Divulgação

Outro ponto alto da produção são cenários e figurinos. Toda filmada em Montevidéu, no Uruguai, a série se passa no período entre guerras e resgata bem o clima da época. "A ideia inicial era filmar em São Paulo, mas seria muito difícil porque a série tem um universo particular", explicou Roberto Rios, vice-presidente de produções originais da HBO Latin America. A mudança de locação foi mais um motivo para que a produção se tornasse bilíngue.

Entretanto, a novidade foi bem recebida pelo elenco. "Eu tenho essa ambição de fazer um trabalho latino, então para mim foi muito bem-vindo", disse Chico Diaz, que acredita ter sido escolhido para um dos papeis principais por ter nascido no México e já ter uma vivência latina.

Para Bianca Comparato, as trocas entre os atores são a melhor parte de fazer um trabalho internacional. "É muito legal esse intercâmbio, a América Latina tem muitos talentos, fiquei muito feliz e tem que rolar mais coisas assim", afirmou a atriz.

Inspirada nos quadrinhos de Pablo De Santis, influente escritor argentino, a primeira temporada de "O Hipnotizador" terá oito episódios e muitos mistérios, mas o principal deles é a personagem Livia, vivida por Juliana Didone.

A personagem aparece só nos sonhos de Arenas no primeiro capítulo, mas depois tem uma função importante na série. "Ela vai existindo das lembranças dele [Natálio Arenas], que nada mais é do que tudo. E ele vai lembrando de quem ele era, do que viveu", explicou a atriz sobre a personagem, que ainda ficará dividida entre Arenas e Darek.

"O Hipnotizador" estreia na HBO no domingo (23), mas os fãs já podem ter um gostinho da série a partir desta quarta-feira (19), quando o canal inaugura uma área temática no Shopping Cidade São Paulo, na capital paulista. O espaço interativo tem cenários inspirados na série, objetos de cena e um minigame em que os visitantes têm 10 minutos para escapar do quarto de Arenas através de dicas escondidas no ambiente. O espaço fica aberto até o dia 31 de agosto.

"O Hipnotizador"
Estreia: domingo, 23 de agosto, às 21h, na HBO

Espaço Interativo "O Hipnotizador"
Quando: de 19 a 31 de agosto
Onde: Shopping Cidade São Paulo (Avenida Paulista, 1230), 2º andar, em frente à loja Kalunga

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas