13 filmes de terror inspirados em fatos reais

Por Reinaldo Glioche , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Além de boa opção no cinema, sexta-feira 13 pode ser curtida em casa com produções com um pezinho na realidade

A adolescente Laura Barns se suicidou em abril de 2013 em sua escola na Califórnia depois que um vídeo constrangedor sobre ela foi postado na internet. “Amizade Desfeita”, uma das principais estreias dos cinemas neste fim de semana, parte da tragédia da garota para apresentar um dos filmes de terror mais originais dos últimos anos.

Para curtir a sexta-feira 13: uma seleção de filmes de terror baseados em fatos reais
Divulgação
Para curtir a sexta-feira 13: uma seleção de filmes de terror baseados em fatos reais

Tudo acontece em uma tela de computador e são múltiplos os pontos de vista. A história acontece a partir do PC de uma adolescente enquanto ela e seus amigos conversam por vídeo. O grupo começa a ser perseguido por um usuário desconhecido que procura vingança por conta da divulgação do vídeo que levou Laura a se suicidar.

Imagem do filme
Divulgação
Imagem do filme "Amizade Desfeita", em cartaz nos cinemas brasileiros

Dirigido por Levan Gabriadze, “Amizade Desfeita” não é o primeiro filme a se valer de fatos reais para impulsionar o clima de horror e medo na sala escura. Nesta sexta-feira 13, o iG ON selecionou alguns filmes que extraem da realidade a matéria-prima para provocar calafrios no público.

Amizade Desfeita: filme se inspira em caso de suicídio real para apresentar trama original de vingança. Foto: Divulgação'Invocação do Mal' (2013): Fenômeno de bilheteria e com sequência a caminho, o filme se inspira em um caso do casal Warren, famosos demonologistas . Foto: DivulgaçãoCaso célebre investigado por Ed e Lorraine Warren, casal demonologista, inspirou "A Cidade do Horror" nos anos 70. Ganhou um remake em 2005 batizado "Horror em Amytville". Foto: DivulgaçãoO clássico "O Massacre da Serra Elétrica" (1974) resgata elementos da trajetória do serial killer Ed Gein, que colecionava máscaras de pele. Foto: Divulgação"O Exorcismo de Emily Rose": O filme se baseia em uma jovem alemã de 16 anos chamada Anneliese Michel que teria sido possuída por um demônio em 1968. Foto: Divulgação"O ritual": Estrelado por Anthony Hopkins, o filme conta trajetória do padre Gary Thomas, uma autoridade em exorcismo . Foto: DivulgaçãoPara fazer "Quadrilha de Sádicos", Wes Craven se inspirou no caso de um líder d euma seita do século XVI que matou e comeu mais de mil pessoas. Ganhou remake em 2006. Foto: DivulgaçãoDo Inferno (2001): Johnny Depp caça Jack, o estripador na adaptação da graphic novel de Alan Moore.Texto e filme são livremente inspirados na legendária caça ao assassino. Foto: Divulgação"Psicose": O filme mais conhecido de Alfred Hitchcock também se espelha no mais hollywoodiano dos serial killers: Ed Gein. Foto: DivulgaçãoMar Aberto recria a tragédia que assolou um casal em lua de mel: eles viraram reféns de um punhado de tubarões em alto mar. Foto: DivulgaçãoWolf Creek - viagem ao Inferno: Esse terror indie australiano se inspira em um caso real de um homem que sequestrou e torturou jovens nos anos 90. Foto: Divulgação"O Silêncio dos Inocentes":Único filme genuinamente de terror a vencer o Oscar de melhor filme, a fita estrelada por Hopkins também se mira em Ed Gein. Foto: Divulgação"Livrai-nos do Mal": Um policial que costumava consultar um bispo e um padre para casos que pressentia um toque do sobrenatural ganhou os cinemas recentemente. Foto: Divulgação



Leia tudo sobre: Filmes de terrorTerrorAmizade DesfeitaImagem

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas