Os 16 melhores livros sobre futebol

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Seleção feita pelo iG tem obras de autores como Nelson Rodrigues, Ruy Castro, Nick Hornby e Mario Filho; veja

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o iG selecionou 16 livros de ficção e não-ficção sobre futebol. A lista inclui desde o clássico "O Negro no Futebol Brasileiro", lançado por Mario Filho em 1947, a "O Drible", obra de Sérgio Rodrigues publicada no ano passado.

Veja os 16 melhores livros sobre futebol:

'O Drible', de Sérgio Rodrigues (Companhia das Letras, 2013). Foto: Divulgação'Páginas Sem Glória', de Sérgio Sant'Anna (Companhia das Letras). Foto: Divulgação'Jogo Sujo - O Mundo Secreto da Fifa', de Andrew Jennings (Panda Books). Foto: Divulgação'Veneno Remédio - O Futebol e o Brasil', de José Miguel Wisnik (Companhia das Letras, 2008). Foto: Div'O Berro Impresso das Manchetes', de Nelson Rodrigues (Agir, 2007). Foto: Divulgação'A Dança dos Deuses', de Hilário Franco Júnior (Companhia das Letras, 2007). Foto: Divulgação'Como o Futebol Explica o Mundo - Um Olhar Inesperado sobre a Globalização', de Franklin Foer (Jorge Zahar Editor, 2005). Foto: Divulgação'Histórias do Futebol', de João Saldanha (Revan). Foto: Divulgação'Futebol e Guerra', de Andy Dougan (Jorge Zahar Editor). Foto: Divulgação'Diamante Negro', de André Ribeiro (Gryphus). Foto: Divulgação'Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha', de Ruy Castro (Companhia das Letras, 1995). Foto: Divulgação'Futebol ao Sol e à Sombra', de Eduardo Galeano (L&PM). Foto: Divulgação'Entre os Vândalos', de Bill Buford (Companhia das Letras). Foto: Divulgação'Febre de Bola', de Nick Hornby (Companhia das Letras). Foto: Divulgação'Anatomia de Uma Derrota', de Paulo Perdigão (L&PM). Foto: Divulgação'O Negro no Futebol Brasileiro', de Mario Filho (Mauad, 1947). Foto: Divulgação


"O Drible", de Sérgio Rodrigues: Ficção lançada em 2013, narra a história de um cronista esportivo de 80 anos que tenta se reaproximar do filho contando episódios dos anos dourados do futebol brasileiro.

"Páginas Sem Glória", de Sérgio Sant'Anna: Traz dois contos e uma novela. Esta última, que dá título ao livro, é ambientada nos anos 1950 e acompanha a trajetória de um jogador de futebol de areia levado ao Fluminense por um olheiro. Publicado em 2012.

LEIA MAIS: 15 pagodes que toda criança dos anos 1990 já curtiu e tem vergonha de admitir

"Jogo Sujo - O Mundo Secreto da Fifa", de Andrew Jennings: Uma investigação sobre as denúncias de corrupção e irregularidades da entidade organizadora da Copa do Mundo. A Fifa tentou, mas não conseguiu, impedir a distribuição da obra, lançada no Brasil em 2011.

"Veneno Remédio - O Futebol e o Brasil", de José Miguel Wisnik: O crítico usa filosofia, sociologia, psicanálise e estética para escrever sobre a evolução do futebol ao longo das décadas. Lançado em 2008.

"A Dança dos Deuses", de Hilário Franco Júnior: Dividido em duas partes, analisa a ligação entre o futebol e a história geral das civilizações e investiga o esporte como metáfora sociológica, religiosa e linguística. Lançado em 2007.

"O Berro Impresso das Manchetes", de Nelson Rodrigues: Lançado em 2007, reúne crônicas sobre futebol e outras modalidades que o autor publicou na "Manchete Esportiva" entre 1955 e 1959. Outros bons títulos de Rodrigues são "A Pátria em Chuteiras" e "Brasil em Campo".

LEIA MAIS: Antes e depois: 20 atores que ficaram irreconhecíveis no cinema

"Como o Futebol Explica o Mundo - Um Olhar Inesperado sobre a Globalização", de Franklin Foer: Após viajar por países como Itália, Irã, Brasil e Sérvia, o autor reflete sobre a relação entre o futebol e a economia global, as classes sociais e as ideologias políticas e religiosas. Publicado em 2005.

"Histórias do Futebol", de João Saldanha: Um dos maiores cronistas esportivos do Brasil, que também foi técnico da seleção e do Botafogo, conta causos e segredos do esporte nacional. A oitava edição foi publicada em 2004.

"Futebol e Guerra", de Andy Dougan: Lançado em 2004, conta a história do Dínamo de Kiev e da partida contra o alemão Luftwaffe em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

"Diamante Negro", de André Ribeiro:Biografia de Leônidas da Silva, um dos maiores craques do futebol brasileiro durante as décadas de 1930 e 1940. Publicado em 2000.

Getty Images
Mané Garrincha foi tema de livro de Ruy Castro



"Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha", de Ruy Castro:Lançado em 1995, narra a trajetória do craque Manuel dos Santos, o Mané Garrincha. Ficou quase dez anos proibido pela família do jogador, que levantou o embargo após receber indenização.






"Futebol ao Sol e à Sombra', de Eduardo Galeano: Reúne 154 textos curtos do escritor uruguaio, que quando criança sonhava em ser jogador de futebol. Entre os temas estão Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho e Didi. Publicado em 1995, ganhou nova edição em 2004.

"Febre de Bola", de Nick Hornby: Fã de futebol e torcedor do Arsenal, o escritor britânico relembra episódios da infância e aborda temas como a violência nos estádios e as relações entre cartolas e torcida. Publicado em 1992, em 2013 ganhou edição comemorativa no Brasil.

"Entre os Vândalos", de Bill Buford: Escrito pelo autor após conviver durante quase quatro anos com os torcedores britânicos famosos pela violência nos estádios. Publicado pela primeira vez no Brasil em 1992.

"Anatomia de Uma Derrota", de Paulo Perdigão: Publicado em 1985 e atualmente esgotado, narra a derrota brasileira na final da Copa do Mundo de 1950.

"O Negro no Futebol Brasileiro", de Mario Filho: Um dos maiores clássicos da literatura brasileira sobre futebol, foi lançado em 1947 e terá edição em inglês distribuída a autoridades e jornalistas estrangeiros durante a Copa, como parte de campanha contra racismo nos estádios. O autor, irmão de Nelson Rodrigues e que dá nome ao Maracanã, aborda a presença dos negros no esporte nacional.


Curta a página do On no Facebook

Acompanhe o On no Google+

Siga o On no Twitter


Leia tudo sobre: FutebolLivrosCopa 2014

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas