A fábrica de sonhos do funk paulistano

Por Caio Menezes e Gustavo Abreu , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Na ZS de São Paulo, produtora transforma jovens da periferia em estrelas da internet. Com sucessos como “Passinho do Faraó” e “Roça Roça”, hoje os funkeiros já somam 60 milhões de acessos no YouTube e mal conseguem sair às ruas sem serem reconhecidos. "O foco é a favela", diz MC Bin Laden

Em uma casa de três andares na zona sul de São Paulo, com direito a quintal generoso e piscina iGUi, cerca de 14 MCs convivem diariamente. O escritório da KL Produtora, que mais parece uma fortaleza incrustada no Jardim Botucatu, está longe de ser o Big Brother do funk, mas lá as câmeras também têm um papel importante: são responsáveis por gravar vídeos que chegam a 5 milhões de visualizações e alçaram à fama mitos da internet como MC Brinquedo, MC 2K, MC Bin Laden e MC Pikachu, o chamado Quarteto Diferenciado.

A KL Produtora fica no Jardim Botucatu, zona sul de São Paulo, em uma casa de três andares. Foto: Edu Cesar / iGAtualmente, a KL cuida da carreira de 14 MCs. Os quatro principais são Brinquedo, 2K, Bin Laden (foto) e Pikachu. Foto: Edu Cesar / iGOs funkeiros já tiveram ao todo mais de 60 milhões de acessos no YouTube. Foto: Edu Cesar / iGBrinquedo, Bin Laden, 2K (foto) e Pikachu formam o Quarteto Diferenciado. Foto: Edu Cesar / iGEles se apresentam semanalmente em bailes de favelas e periferias da Grande São Paulo. Foto: Edu Cesar / iGA ideia de colorir os cabelos veio do dono da produtora. Foto: Edu Cesar / iGVinícius Ricardo, o MC Brinquedo, é dono dos bordões "meça suas palavras, parça" e "ca ca ca caraio". Foto: Edu Cesar / iGCom o sucesso dos vídeos, Brinquedo virou webcelebridade. Com o dinheiro que já ganhou, ajudou a mãe a pagar um carro. Foto: Edu Cesar / iGTodas as músicas e clipes são gravados na casa onde mora 2K, filho do dono da produtora. Foto: Edu Cesar / iGA KL Produtora planeja no dia 1º de março ter mais de 200 clipes lançados, na chamada “Semana Maluca”. Foto: Edu Cesar / iG

Além de chamar atenção pelas rimas rápidas e batidas envolventes, os quatro garotos são mais famosos ainda pelos vídeos que postam diariamente no Facebook, Instagram e YouTube (e pelos estilos inconfundíveis com os cabelos pintados).

Vinícius Ricardo, o MC Brinquedo, é dono dos bordão
Edu Cesar / iG
Vinícius Ricardo, o MC Brinquedo, é dono dos bordão "meça suas palavras, parça"

Quem assiste aos vídeos de Brinquedo e Pikachu vestidos de mulher ou do "Passinho do Faraó" pode até achar que os funkeiros forçam para fazer graça, mas bastam algumas horas com eles para entender que tudo aquilo é natural. "A maior parte das nossas ideias saem do nada", admite Raphael Miranda da Silva, responsável pela edição dos vídeos que bombam na internet.

Não é exagero dizer que a KL Produtora e seus artistas são mais conhecidos pela zoeira do que pela música em si. Apesar de "Ziguiriguidum", música do MC 2K, ser o clipe mais visto do canal da produtora no YouTube, são os vídeos sem noção que fazem sucesso e geram a fama dos MCs.

O preferido da internet é Brinquedo. Dono de bordões como "meça suas palavras, parça" e "ca ca ca caraio", Vinícius Ricardo é de fato tão doido quanto os vídeos mostram. "Vocês já perceberam que eu não sou uma criança normal, né?", perguntou algumas vezes à reportagem na casa do Jardim Botucatu.

Os funkeiros da KL Produtora já tiveram ao todo mais de 60 milhões de acessos no YouTube
Edu Cesar / iG
Os funkeiros da KL Produtora já tiveram ao todo mais de 60 milhões de acessos no YouTube

"Um dia ele disse que acha que está ficando louco de verdade. Ele disse que fazia essas coisas para zoar, mas que agora está ficando frequente", disse MC 2K sobre as caras, bocas e maluquices de Brinquedo. Uma das zoeiras, aliás, gerou um atrito com as fãs do MC Gui. Em um vídeo postado no Facebook, o funkeiro aparece fazendo um cover de uma música do príncipe da ostentação, mas enquanto usa o vaso sanitário. "Aquilo não foi nada de mais, o Gui não ligou, então fiquei tranquilo", disse Brinquedo.

MC 2K é filho de Emerson, dono da KL Produtora. É dele a música
Edu Cesar / iG
MC 2K é filho de Emerson, dono da KL Produtora. É dele a música "Ziguiriguidum"

Por trás de toda a aparente zorra, existe um plano muito bem arquitetado da produtora. Cada movimento do Quarteto Diferenciado é calculado pela equipe, desde as postagens aos cabelos coloridos.

É com essa aposta pesada nos quatro MCs que a KL Produtora mantém seu projeto audacioso de ser uma fábrica de sonhos. "A gente não procura talentos, a gente transforma uma pessoa em um artista", explicou Michael Cardoso, um dos sócios da empresa.

Para isso, a casa da família Martins virou uma colônia de férias do funk. É lá onde os 14 MCs do selo passam a maior parte do tempo e fazem todo o trabalho em um estúdio montado em um dos cômodos. Eles gravam, mixam e divulgam as músicas sem precisar sair da casa.

Em meio a toda zoeira, os garotos conseguiram o que todo mundo quer: um trabalho que não pareça trabalho. "Nosso trabalho virou nossa diversão", explicou MC Bin Laden.

E os resultados já começaram a aparecer. "Já consigo pagar as prestações do carro da minha mãe", contou Brinquedo. Pelas obras na casa do Jardim Botucatu, também dá para perceber que os investimentos estão dando retorno. Mas só uma coisa é certa: os garotos que convivem naquela casa podem não ficar ricos como MC Guimê, mas estão tendo a aventura mais divertida de suas vidas.

Leia tudo sobre: mc brinquedomc bin ladenkl produtora

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas